Captura de tela 2016-06-10 13.41.42

Comumente os conflitos e desgastes nas equipes são gerados por falta de entendimento das responsabilidades de cada indivíduo e das equipes que trabalham na unidade de negócio, o que gera um “empurra-empurra”, elevando os custos, aumentando o retrabalho, deixando o ambiente tenso e de baixa colaboração. Este clima provoca desmotivação, desgastes com clientes e alta rotatividade de funcionários. A dimensão de competência de Talento Humano do MOSE tem por finalidade apoiar na resolução de problemas como como estes.

A dimensão de Qualidade e Gestão tem por finalidade abordar um dos pontos de angústia do empreendedor é não ter tranquilidade para gerenciar seu negócio, não ter visibilidade em relação ao sucesso ou ao futuro do negócio. Saber as ações estão gerando os resultados previstos, identificar se as atividades são lucrativas, se os colaboradores estão cumprindo com as metas, e por fim, identificar os pontos de desperdício ou ineficiência e resolver estes problema.

Um aspecto que todos os empreendimentos precisam ter em conta é a sua relação com o cliente, tanto no momento em que se define o público alvo, as estratégias para se captar os clientes, quanto no momento em que é necessário entregar aquilo que foi contratado. Assim, ter clareza dos acordos, prazos, formas de pagamento, mecanismos para garantir a satisfação com os clientes. E durante o funcionamento do sistema de serviço, ter e manter os mecanismos para identificar os melhores clientes e  produtos que geram uma lucratividade maior, monitorar a concorrência se manter competitivo. Estes são os problemas que a Dimensão de Cliente e Mercado se propõem a resolver.

Quanto se aborda o tema Inovação, tem-se a impressão que é algo complexo e difícil de ser feito. Assim, no MOSE, apresentamos a Dimensão de Inovação como uma visão mais objetiva, simples e executável. Atividades como identificar oportunidades, mapea-las, criar um plano de ação para incorporar estas novidades no portifólio do empreendimento. Criar meios oferecer estas inovações aos clientes. Monitorar o processo de trabalho para reduzir os desperdícios, para aprimorar os métodos de trabalho. Além disto, proteger as inovações criadas no ambiente do empreendimento para que não sejam “roubadas”. 

Não conhecer a legislação (Federal, estadual e municipal) que rege o funcionamento de um empreendimento é um dos problemas mais graves que levam o fracasso, pois uma falha no cumprimento de uma norma pode inviabilizar todo o projeto. Outro aspecto que aflige os empreendedores é o sentimento de solidão, de não ter com que conversar a respeito de seus negócios, com quem compartilhar experiências positivamente. Também o fato de estar “só” deixa os empreendimentos em um situação de fragilidade quando se necessita atuar frente a  mudanças legislativas, sociais, ou outras demandas da sociedade civil. Assim a Dimensão de Sociedade e Ambiente, se propõem a abordar estes aspectos.