As certificações MOSE Competence

Certificação em gestão, comercialização, inovação e engajamento social da produção de bens e serviços

A finalidade da MOSE® Competence é a fomentar a evolução das organizações.​

Este resultado depende inteiramente da organização que se dedica a buscar os melhores métodos para aumentar a qualidade  qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos, de modo a entregar aos clientes produtos e serviços no prazo, no custo e conforme o que foi pedido.
Evoluir uma unidade de negócio é um processo contínuo, que merece ter seu esforço reconhecido e divulgado.
 
Portanto, uma vez atingido um certo nível, as Certificações são necessárias para saber se a maturidade ou capacidade está sendo mantida e aumentando ao longo do tempo. Esta lista publica os resultados das Certificações MOSE® Competence mostrando o nível de excelência alcançado em um ponto no tempo indicado pela data de término da certificação.

 

Como você pode utilizar a certificação MOSE Competence?

 

Dentre os diversos objetivos da certificação estão:

  • Fornecer um roteiro para o desenvolvimento e evolução de empreendimentos (empresas, células de empresas, produtos, grupo de pessoas empreendendo, novos e antigos negócios, etc);
  • Fortalecer o espírito empreendedor, a cooperação e a geração de abundância no Brasil;
  • Apoiar a criação de uma cultura empresarial saudável com alta capacidade de sustentabilidade;
  • Criar mecanismos para o benchmark da indústria de bens e serviços, apoiando inclusive o direcionamento de ações governamentais e órgãos apoiadores;
  • Disseminar e apoiar o estabelecimento do valor e benefícios da responsabilidade social e ambiental para os empreendimentos;
  • Fortalecer o espírito inovador dos brasileiros.

Use a MOSE Competence para:

  • Estudar as práticas recomendadas por sua Base de Competências e implantá-las para apoiar a sustentabilidade, sucesso e evolução de um empreendimento;
  • Dar visibilidade ao mercado (através da certificação) da qualidade do empreendimento e os bens e serviços que eles fornecem;
  • Avaliar um fornecedor e entender a maturidade dele;
  • Observar o desempenho de um empreendimento em relação a outros similares de uma mesma área;
  • Realizar e obter benchmarks de um conjunto de empreendimentos;
  • Diagnosticar um determinado ecossistema em relação as dimensões de competências do MOSE e seu desempenho;
  • Auxiliar entidades nos direcionamentos de trabalhos para auxiliar o desenvolvimento de um ecossistema empresarial;
  • Apoiar a formação de rede de negócios através do desenvolvimento de relacionamento entre empreendedores.

Conheça as abordagens de avaliação e certificação mais adequada para sua empresa

Uma Organização o pode ser avaliada de três maneiras:

  • Bronze: Avaliação de Contexto

  • Prata: Avaliação de Implementação

  • Ouro: Avaliação de Institucionalização

Certificação Ouro

A Avaliação da Institucionalização compreende uma análise mais profunda das práticas do empreendimento em relação a certificação MOSE® Competence. Esta avaliação observa as práticas dos últimos quatro meses da unidade de negócio. Para realizar a Avaliação de Institucionalização (Ouro), sugere-se que a unidade organizacional deva ter realizado anteriormente avaliações de contexto e de implementação (Bronze e Prata).

A avaliação de implementação deve estar válida e ter sido realizada pela mesma instituição credenciada, em que se encontram os avaliadores credenciados. Este tipo de abordagem de avaliação envolve a interação com o avaliador e é prevista pelo menos uma visita in-loco que deverá fazer a análise das evidências e realizar entrevistas com as pessoas da unidade de negócio. Esta abordagem de avaliação deve ser realizada quando:

    • Deseja-se categorizar a unidade de negócio do empreendimento e obter o certificado-ouro;

    • Deseja-se realizar benchmark de desempenho em relação aos indicadores de mercado;

    • A unidade de negócio necessita dar visibilidade ao mercado da competência que a mesma tem institucionalizada em relação às recomendações da MOSE® Competence;

    • Uma pessoa e/ou organização deseja saber a categoria de uma unidade de negócios que será sua fornecedora.

Esta categoria de avaliação analisa a unidade de negócio até a categoria cinco estrelas e possui trinta e seis meses de validade. O certificado emitido é um Certificado Ouro.

Certificação Prata

A Avaliação de Implementação é uma abordagem que observa o quanto um determinado objetivo indicado no escopo das competências da MOSE® Competence está sendo ou não implementado na unidade de negócio. Para realizar uma avaliação de implementação sugere-se que a unidade de negócio deva ter realizado pelo menos uma avaliação de contexto que esteja válida.

A avaliação de implementação prevê interação com um avaliador autorizado (comumente via internet e de forma assíncrona) e é uma abordagem que analisa com mais profundidade as práticas existentes no empreendimento do que a avaliação de contexto. Para isso, se faz necessário que seja apresentado um conjunto de evidências (artefatos, “provas”, emails, comprovação de uso de ferramentas, documentação gerada, fotos, entre outras) que comprovem que a unidade de negócio está realizando práticas que atingem os objetivos que são esperados pela MOSE® Competence.

Esta abordagem de avaliação deve ser realizada em unidades de negócio que se encaixam nas seguintes situações:

    • Deseja-se saber se as práticas implementadas no empreendimento estão adequadas aos objetivos recomendados pela MOSE® Competence.

    • A pessoas do empreendimento querem adquirir conhecimentos sobre a MOSE® Competence e sobre como ela poderá apoiar a organização na melhoria de seu desempenho e sustentabilidade;

    • Deseja-se observar se a unidade de negócio está preparada para uma Avaliação de Institucionalização (Ouro);

    • As pessoas do empreendimento desejam observar se uma implementação realizada com base na MOSE® Competence está adequada.

    • Esta categoria de avaliação analisa a unidade de negócio no máximo até a categoria três estrelas e possui 18 meses de validade. O certificado emitido é um Certificado Prata.

Certificação Bronze

A Avaliação de Contexto é uma avaliação mais “leve” e irá auxiliar as pessoas do empreendimento a compreenderem melhor suas competências e identificar pontos de fragilidade que devem ser melhorados. Esta abordagem de avaliação deve ser realizada, por exemplo, quando um empreendimento se encaixa nas seguintes situações:

    • A unidade de negócio irá iniciar implantação da MOSE® Competence e necessita entender os caminhos que deve seguir e suas fragilidades;

    • A unidade de negócios deseja entender melhor o comportamento e a percepção de seus colaboradores em relação às competências da MOSE® Competence.

    • As pessoas responsáveis por um empreendimento gostariam de ter um diagnóstico, mesmo superficial, de uma unidade de negócio em relação às competências da MOSE® Competence.

    • Deseja-se adquirir conhecimentos sobre a MOSE® Competence e como ele poderá apoiar um empreendimento na melhoria de seu desempenho e sustentabilidade.

A Avaliação de Contexto compreende um autodiagnóstico da unidade de negócio. Este autodiagnóstico pode ser realizado através de questionários respondidos pelas pessoas que trabalham na unidade de negócio, oficinas, dinâmicas desenvolvidas através de jogos, entre outros. O autodiagnóstico deve ter um avaliador credenciado responsável e, para efeitos de emissão de certificado, deve anteriormente ter sido aprovado pelo comitê gestor da MOSE® Competence. Nesta abordagem de avaliação, pode não haver interação direta com o avaliador, se o diagnóstico for automatizado. As pessoas envolvidas neste tipo de avaliação devem estar aptas a minimamente compreender as cinco dimensões da MOSE® Competence e os termos utilizados. Esta abordagem de avaliação também pode não considerar documentos (artefatos, dados, relatório, sistemas, evidências, etc.) e ferramentas utilizadas pela organização.

Por ser uma avaliação mais leve, o resultado dela depende principalmente dos participantes da avaliação, do quão verdadeiros os colaboradores e funcionários do empreendimento serão em suas respostas. Em uma Avaliação de Contexto, não será possível compreender profundamente as práticas do empreendimento em relação a MOSE, mas, sim, iniciar uma aprendizagem de como ela pode ajudar a organização a resolver suas fragilidades (fraquezas). Esta categoria de avaliação analisa a unidade de negócio no máximo até a categoria duas estrelas e possui nove meses de validade. O certificado emitido é um Certificado Bronze.

Translate »